MOTORISTAS E COBRADORES DE CURITIBA NEGOCIAM REAJUSTE

 

motoristas e cobradores curitiba greve reajuste salarial   Sindicalistas representantes do transporte coletivo de Curitiba e região, tanto patronal quanto dos trabalhadores não conseguiram realizar um acordo na primeira reunião para discussão das reivindicações dos motoristas e cobradores. Os trabalhadores estão pedindo 30% de aumento, além da melhora no salário dos cobradores, para que passe a ser 60% do valor pago ao motorista. O percentual de reajuste pedido já está descartado.

No inicio do processo de negociação salarial cerca de 700 trabalhadores estiveram na praça Rui Barbosa no centro da cidade para definir os índices que as categorias vão pedir nas negociações com a classe patronal. Neste primeiro encontro a reivindicação foi de 30% de reajuste salarial e 100% no valor do cartão alimentação.

   O Sindicato das Empresas do Transporte Coletivo de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) informou que o valor pedido não poderá ser atendido e que será preciso bom senso para que as duas entidades cheguem a números comuns. “O sistema está deficitário. No final do ano passado teve problema de pagamentos de 13.º salário e pelo momento que o sistema está passando tem que ter bom senso da parte de todos”, explica o porta-voz do sindicato patronal, Alexandre Teixeira.

Impacto

   O porta-voz alerta ainda para o impacto que o aumento salarial vai colocar sobre a tarifa do transporte coletivo. Em dezembro, a tarifa técnica estava em R$ 2,87, e já será impactada pelo aumento do combustível, autorizado no final do mês passado. Do total da tarifa, 40% são referentes à mão de obra e 30% ao combustível. “Este é apenas o começo da negociação que vai ser dura”, acredita Teixeira.

Em nota, o Sindimoc destaca que vai marcar nova reunião, sem data agendada ainda, mas com a participação de representantes da Urbs e Comec para conseguir, ao menos, a maioria dos itens da pauta de reivindicações atendida.

 

http://reajuste.info

Dados de: Paraná Online e bandab.com

eXTReMe Tracker